domingo, 31 de maio de 2009

Um pouquinho sobre Diabetes

O Diabetes é um distúrbio intimamente associado à deficiência do hormônio insulina, produzido pela parte endócrina do pâncreas e que funciona como mensageiro químico em diversas partes do corpo. Quando há algum tipo de insuficiência na ação hormonal, a glicose não é absorvida pelas células e os níveis glicêmicos (níveis de glicose no sangue) se elevam. Normalmente a taxa, em jejum, é de 70 a 100 mg por ml de sangue.

As manifestações clínicas mais conhecidas são Diabetes Mellitus tipo I e tipo II, mas existem outras formas da doença, como o Diabetes Gestacional. No caso do Diabetes Mellitus tipo I, o problema se dá na produção da insulina. Já no tipo II, além de uma parcial deficiência nessa produção, há resistência ao hormônio, que se caracteriza como uma resposta reduzida do organismo a ele. O Diabetes Gestacional é diagnosticado durante a gravidez e em mulheres que antes não apresentavam alterações na glicemia. Pode persistir ou desaparecer depois do parto. Os outros tipos normalmente estão ligados ao uso de medicamentos ou drogas e doenças genéticas, infecciosas ou pancreáticas.

Atualmente, é um dos maiores problemas de saúde pública. No Brasil, por exemplo, aproximadamente 10% da população entre 30 e 69 anos (9 a 10 milhões de pessoas) apresentam a disfunção, mas cerca de metade ainda não possui o diagnóstico. Considerando o Diabetes isoladamente como doença crônica, ele é o maior responsável pela morbi-mortalidade no mundo e quando se reconhece as doenças cardiovasculares como a principal causa de mortalidade mundial, o diabetes contribui com 40%.

Em 1991, a International Diabetes Federation (IDF), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), criou o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. Essa iniciativa foi uma espécie de resposta ao aumento do número de casos e do interesse pelo problema. O dia foi escolhido por se tratar do nascimento de Frederick Bantin, cientista canadense que, junto de Charles Best, descobriu a insulina, em outubro de 1921. Em dezembro de 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou uma resolução reconhecendo o Diabetes como doença crônica e ameaça global.

Referências:
Data de acesso: 31 de maio de 2009

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Bem-vindos!

Diabetes. Essa é uma doença presente em uma porcentagem considerável da população, porém muitos não sabem ao certo do que ela se trata, dos seus tipos, das complicações que pode gerar e dos tratamentos que hoje vêm sendo desenvolvidos.
Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o Diabetes e levar informações para além das salas de aula, criamos este Blog. Aqui nós, alunos do grupo de diabetes da matéria de bioquímica e biofísica da Universidade de Brasília, postaremos textos informativos sobre Diabetes, incluindo o metabolismo da doença, pesquisas a respeito, e curiosidades.
“O poder é a informação.”

Grupo de Diabetes:
-Filipe Diógenis da Cunha Pereira
-Guilherme Araújo
-Nathalia Burgardt Costa
-Thaís Mendonça Barbosa
-Wladimir Fernandes Bezerra