sexta-feira, 3 de julho de 2009

Pirâmide da atividade Física


É bastante comum vermos pirâmides dos alimentos... Uma pirâmide com alimentos dentro, e os mais perto da base são os com consumo mais indicado, e os do topo devem ser evitados, ou consumidos com mais moderação.
Trago aqui uma pirâmide da atividade física. Não é lá muito acadêmico, e é justamente por isso que ela consegue atingir a grande massa (o povo), e tenta "catequisar" a população de como melhorar a saúde.
A proposta inicial foi desenvolvida pelo Departamento de Saúde Americano (US Department of Health and Human Services). Essa versão é uma prática e simpática adaptação de Kátia Maciel, da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes).
Essa pirâmide é especialmente importante para os diabéticos, porque a atividade física é mais necessária em um indivíduo diabético que em um indivíduo considerado "normal". Isso se deve ao fato de que a atividade física induz a translocação das moléculas transportadoras GLUT-4 do interior das células musculares para a membrana plasmática (sem o estímulo da insulina). Esse mecanismo é essencial para um indivíduo que desenvolveu o Diabetes Melitus tipo II, pois a resistencia à insulina dificulta essa transçocação das GLUT-4.
É por esse mecanismo que os músculos cardíacos demoram mais a desenvolver as sequelas advindas do Diabetes tipo II (os músculos cardíacos estão sempre em funcionamento).



Bibliografia:
http://fepersonal.blogspot.com/2007/09/diabetes-tipo-ii-e-exerccios-fsicos.html
http://www.diabetes.org.br/atividade_fisica/piramide.php
http://en.wikipedia.org/wiki/Heart_attack

Nenhum comentário:

Postar um comentário