quarta-feira, 1 de julho de 2009

Painel - Complicações do Diabetes


Este é o meu painel de BioBio sobre diabetes. Segue abaixo um breve resumo da apresentação.

A desregulação metabólica associada ao Diabetes Mellitus gera alterações fisiopatológicas secundárias em múltiplos sistemas orgânicos, impondo um enorme fardo ao indivíduo com diabetes.
Essas complicações podem ser crônicas ou agudas. Entre as complicações crônicas estão a cetoacidose o e estado hiperosmolar hiperglicêmico.

A cetoacidose ocorre devido a deficiência de insulina associada ao aumento dos hormônios contra reguladores resultando na diminuição da captação de glicose e intensificação das vias de degradação, principalmente a lipólise. Tal via aumenta a concentração de ácidos graxos livres no organismo. Normalmente esses ácidos graxos seriam convertidos em triglicerídeos ou VLDL, porém a alta de glucagon altera o metabolismo hepático favorecendo a formação de corpos cetônicos. A produção aumentada de ácido lático também contribui para a acidose, que juntamente com os corpos cetônicos geram o a cetoacidose.
O Estado Hiperosmolar Hiperglicêmico tem como causa a hiperglicemia que induz a diurese osmótica ocasionando a depleção do volume celular. Ainda não se sabe explicar exatamente porque este estado não é acompanhado de cetoacidose, mas acredita-se que possa ser devido a uma deficiência mais amena de insulina.

As complicações crônicas demoram mais a aparecer e estão em sua maioria associadas a hiperglicemia. Como por exemplo as lesões endoteliais que consistem na alteração do calibre dos vasos, tanto da microcirculaçao quanto da circulação sistêmica. Essas alterações geram problemas na circulação causando disfunções, como a retinopatia(principal causa de cegueira entre 20 e 74 anos nos diabéticos) e nefropatia( principal causa de insuficiência renal terminal no diabetes),também disfunções sistêmicas (gastrointestinal e genitourinarias) e doenças cardiovasculares.
Outra complicação crônica é a neuropatia que consiste na perda e danos das fibras nervosas causando dormência, formigamento, déficit sensorial e sensação de propriocepção anormal. É frequente principalmente nos membros inferiores, levando à lesões. A neuropatia pode ser autonômica, ou seja, gera disfunções nos sistemas como cardiovascular, genitourinário, submotor e metabólico.

Uma forma de avaliar os riscos para o desenvolvimento de complicações em um diabético é através dos níveis de hemoglobina glicada pois mostram se o controle glicêmico foi eficaz, ou não, num período anterior de 60 a 90 dias. Para consensos nacionais e internacionais, o valor de hemoglobina glicada mantido abaixo de 7% promove proteção contra o surgimento e a progressão das complicações microvasculares do diabetes (retinopatia , nefropatia e neuropatia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário